Glossário Voltar para o início
Essa seção fornece definições a alguns termos encontrados ao longo da documentação.

A Alias do Banco de Dados
É um nome atribuído pelo usuário para o conjunto de parâmetros necessários para identificar um banco de dados na rede e o servidor onde ele está instalado. No Omega e suas aplicações satélites, os aliases criados ficam armazenados num arquivo cujo nome é OMEGA.XML. Esse arquivo pode tanto ser criado para um único usuário quanto ser usado de forma centralizada, compartilhando configurações entre diversos usuários.
B Base64
É um algorítmo usado para representar dados binários como um texto composto apenas de caracteres ASCII. Desse modo, o conteúdo binário pode ser facilmente transportado em situações onde o formato texto é preferível, como um arquivo XML ou no protocolo SOAP usado pelos Web Services.
C Certificado Digital
Trata-se de um arquivo com informações sobre uma entidade (pessoa, empresa ou computador) que é constituído de uma chave (código) pública e outra privada. A chave privada é única e, portanto, identifica unicamente a entidade é qual ele foi associado. Um certificado serve, então, para garantir a identidade desse entidade. No caso da Nota Fiscal Eletrônica, o certificado é usado também para assinar o documento XML que representa cada nota fiscal, garantindo tanto a identidade da empresa emissora da nota quanto a integridade do documento. Isto é, ele assegura que as informações da nota não foram adulteradas depois que ela foi assinada. Atualmente, apenas certificados do tipo A1 são aceitos pela solução de Mensageria da ABC71.

Certificate Store
Banco de dados especial do Windows onde é possível armazenar certificados digitais. Assim como o Registry, ele permite gerenciar os dados por usuário ou por computador. Ao carregar um certificado para o Store de um usuário, apenas este usuário terá acesso. Quando a carga é feita para o Store do computador, todos os usuários desse computador poderão utilizá-lo.
P Porta
Uma das propriedades básicas necessárias para se estabelecer uma comunicação entre computadores. Após um computador ser localizado na rede, a mensagem transmitida é direcionada a uma porta onde um programa pré-configurado a lá e a interpreta.

Protocolo
Em computação, diz respeito ao modo como uma informação será trocada entre computadores. O protocolo determina a sequència em que a troca de mensagens deve ocorrer, o tipo de conteúdo esperado em cada troca e, se necessário, como se dará as confirmações de recebimento. São exemplos de protocolo o IP (Protocolo de Internet) e SMTP (envio de mail).
R Registry
É um banco de dados interno do Windows onde as configurações de softwares podem ser armazenadas. O Registry (ou registro do Windows) permite organizar as informações por usuário ou disponibilizá-las para o computador, onde fica acessável por todos os usuários desse computador. A Mensageria armazena suas configurações nesse banco, inserindo-as numa área que independe do usuário logado no Windows e que é acessível mesmo quando não há um usuário logado.
S SDK
Acrônimo para Software Development Kit ou Kit para Desenvolvimento de Software. É um conjunto de ferramentas disponibilizado por um software de modo a permitir o uso das funções desse software por outras aplicações.
W Web Service
É uma ferramenta de software que permite a comunicação entre aplicações via infraestrutura da internet. O serviço é disponibilizado pela publicação de funções em um servidor web e essas funções ficam acessíveis através de requisições HTTP ao servidor. A lista das funções disponíveis é descrita por um documento padronizado em formato XML cuja sintaxe é regida pela WSDL.

WSDL
A Web Services Description Language - ou simplesmente WSDL - é a linguagem usada para descrever os recursos disponíveis em um Web Service, isto é, os tipos de dados e as funções publicadas. A descrição de um serviço é estruturada como um documento XML estruturado de acordo com as regras da WSDL.
ABC71